Um livro que já recomendei e emprestei a tanta gente que já mostra GRANDES sinais de uso foi o Ghostwritten de David Mitchell. Lí sobre ele numa Time, numa das listas que eles fazem com as pessoas que mais influenciaram o mundo no ultimo ano. Devia ser uma semana em Dezembro de 2006. Anyway, diziam que os livros dele eram fora do normal e chamou-me a atenção. Comprei o primeiro livro dele, Ghostwritten, e lí numa semana.
É um livro de ficção com 10 capítulos, cada capítulo seguindo a história de uma personagem diferente. O conceito base do livro é que toda a gente está ligada de alguma maneira, mesmo que não o saiba. As acções de uma pessoa num ponto do globo podem alterar radicalmente a vida de outra pessoa mesmo sem que nenhuma das duas o perceba. Um bocado teoria do caos aplicada as relações humanas. Seguindo este conceito, todas as personagens do livro manipulam a vida dos outros sem o saberem, só o leitor é que informado disto de capítulo para capítulo. Acaba por ser uma narrativa interessante tanto pela a história em sí como por este pequeno gimmick que o autor usa mas que resulta extremamente bem. Para além disso, cada personagem possuí personalidades bastante distinctas o que gera estilos de escrita vastamente diferentes, como se fossem varios escritores.
Desde um homem de negócios stressado em Hong Kong até uma ladra de arte em São Petesburgo, a escrita mostra não só o conto de cada personagem como a sua personalidade acaba por transparecer na própria escrita.
Agora estou a ler Stephen King. Sempre me disseram que era bom e decidi exprimentar. Os livros em sí não são nada de mais... a grande maioria resulta melhor na televisão ou no cinema. Mas a maneira como são escritos, a maneira como nos é revelado o enredo é o que mais atrai o leitor. Agora percebo porque é que há pessoal a ler o 24 Horas. É tão mórbido, tão sórdido que é impossivel ignorar o livro depois de o começar. Desde meio de Agosto ja lí o Pet Sematary, The Green Mile e estou agora a ler Misery traduzido em portugues. E não consigo parar. O homem desenvolveu a arte de transformar os livros dele em droga pura.
Mas é melhor parar. Acabo o Misery e depois leio um livro recomendado por um de voces (talvez emprestado ?

)
É favor ler:-
Ghostwritten,
David Mitchell