Pages: 1 [2] 3 4 ... 7   Go Down
  Print  
Author Topic: Colocações 2007  (Read 4978 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
jnmamed
Engenharia Física
The Special One

View Profile
« Reply #15 on: September 17, 2007, 02:13:29 AM »

É assim...eu acho que o problema não tá mt na divulgaçao dos cursos, pk o curso de biomedica até é concorrido  Roll Eyes o problema está mais no facto de os alunos se desinteressarem cada vez mais cedo p'la fisica e pla matematica...e os nossos cursos estão recheados dixo!!! wacko
Axo que primeiro deviam estimular os alunos do secundario a virarem-se mais para a fisica e para a matematica, e depois passar para a divulgação...pk mm que haja boas notas a fisica se os alunos nao se sintam motivados nunca vêm para cursos como o nosso (caso de eng fisica e fisica), já que biomédica tem uma componente mais ligada á biologia o que atrai mt gente!!!
RAz
Administrator
The Special One

Rafael Jegundo

View Profile WWW
« Reply #16 on: September 17, 2007, 08:43:27 AM »

O problema está na divulgação dos cursos na medida em que os cursos de eng e fisica tendem a tornar-se regionais. Só recebemos alunos do distrito. E temos um distrito relativamente pequeno para fornecer 40 caloiros/ano para cursos recheados de física. Biomédica safa-se devido às potenciais saidas na àrea da Saúde, agora que cursos como Enfermagem perdem empregabilidade a médio prazo ( este ano sobraram vagas em Coimbra  blink). É preciso divulgar mais e a nível nacional, sobretudo porque o aluno comum não procura ou não tem acesso a informação da investigação que é aqui feita, que é a nossa grande mais-valia.

pedro
Física
O Indivíduo

View Profile
« Reply #17 on: September 17, 2007, 13:12:18 PM »

o que acontece aos alunos que foram colocados em Física e Engenharia Física se estes cursos deixarem de ser financiados pelo Ministério do Ensino Superior? Aumentam as propinas ou encerram os cursos? Se encerrarem, os alunos são transferidos para algum lado ou têm de se candidatar outra vez e depois pedir equivalências?

Knowledge is Power
jnmamed
Engenharia Física
The Special One

View Profile
« Reply #18 on: September 17, 2007, 15:27:09 PM »

Nao tenho a certeza mas mm que os cursos encerrem, o que eu nao acredito, deixam-nos acabar o curso...nao faz sentido deixar-nos de maos a abanar a meio do curso...
Mas duvido mt que isso acontece, já que os nossos cursos se baseiam no desenvolvimento tecnologico, em certa medida, e ao encerrar um curso destes vai contra a politica de desenvolvimento do governo....Duvido mt que encerrem cursos assim sem mais nem menos, inda por cima cursos que sao leccionados numa universidade com tanto prestigio cmo a nossa no que toca á investigaçao......
RAz
Administrator
The Special One

Rafael Jegundo

View Profile WWW
« Reply #19 on: September 17, 2007, 18:09:10 PM »

Nao tenho a certeza mas mm que os cursos encerrem, o que eu nao acredito, deixam-nos acabar o curso...nao faz sentido deixar-nos de maos a abanar a meio do curso...
Mas duvido mt que isso acontece, já que os nossos cursos se baseiam no desenvolvimento tecnologico, em certa medida, e ao encerrar um curso destes vai contra a politica de desenvolvimento do governo....Duvido mt que encerrem cursos assim sem mais nem menos, inda por cima cursos que sao leccionados numa universidade com tanto prestigio cmo a nossa no que toca á investigaçao......

Naturalmente acabaremos os nossos cursos, não é essa a questão. Corre-se é o risco de um dos melhores departamentos de física, que contribui para a sociedade com coisas tipo isto ou isto, deixe de leccionar cursos de física. O problema é que não é sem mais nem menos. O nosso foi o único que sobreviveu o ano passado, mas certamente ficou anotado.  Sad Mais tarde ou mais cedo, alguém perda a paciência e depois, perde-se um excelente curso.
« Last Edit: September 17, 2007, 18:14:33 PM by RAz » Logged

vanrel
Engenharia Biomédica
O Estreante

View Profile
« Reply #20 on: September 19, 2007, 23:38:52 PM »

É assim...eu acho que o problema não tá mt na divulgaçao dos cursos, pk o curso de biomedica até é concorrido  Roll Eyes o problema está mais no facto de os alunos se desinteressarem cada vez mais cedo p'la fisica e pla matematica...e os nossos cursos estão recheados dixo!!! wacko
Axo que primeiro deviam estimular os alunos do secundario a virarem-se mais para a fisica e para a matematica, e depois passar para a divulgação...pk mm que haja boas notas a fisica se os alunos nao se sintam motivados nunca vêm para cursos como o nosso (caso de eng fisica e fisica), já que biomédica tem uma componente mais ligada á biologia o que atrai mt gente!!!

como dizes de fazer com que os alunos se interessem mais pela fisica... no secundário parte de uma opção dos alunos. no prgrama de fisico-quimica os profs. smp deram maior enfase á quimica deixando para tras a fisica e eu fui indo nessa... não tive fisica no secundário!
Agora aqui xegando, e tendo o meu curso mt fisica percebi k é mt melhor k quimica embora me faltem bases blink e ás vexes me sentir perdida. Nada k ñ recupere! Wink

PROFESSORES DE PORTUGAL CUMPRAM O PROGRAMA LECCIONANDO TANTO A MATERIA DE QUIMICA COMO SE FISICA! NÃO DESCRIMINEM NNH!

« Last Edit: September 19, 2007, 23:56:12 PM by RAz » Logged
RAz
Administrator
The Special One

Rafael Jegundo

View Profile WWW
« Reply #21 on: September 20, 2007, 00:05:18 AM »

como dizes de fazer com que os alunos se interessem mais pela fisica... no secundário parte de uma opção dos alunos. no prgrama de fisico-quimica os profs. smp deram maior enfase á quimica deixando para tras a fisica e eu fui indo nessa... não tive fisica no secundário!
Agora aqui xegando, e tendo o meu curso mt fisica percebi k é mt melhor k quimica embora me faltem bases blink e ás vexes me sentir perdida. Nada k ñ recupere! Wink

PROFESSORES DE PORTUGAL CUMPRAM O PROGRAMA LECCIONANDO TANTO A MATERIA DE QUIMICA COMO SE FISICA! NÃO DESCRIMINEM NNH!

É uma questão social. Os miúdos começam desde pequenos a ver que o professor mau é o de física e o de matemática nos morangos com açúcar. Quando chegam ao contacto com as disciplinas, já vêm cheios de preconceitos. Sad As pessoas dizem tanta vez que matemática e física são dificeis, que a população chega a acreditar. E os professores parece que vão por arrasto. Também porque quimica leva à àrea de saúde, que tem tido mais procura do que seria razoável. As razões para o desinteresse pela fisica são mais que muitas. Se virmos até  nos desenhos animados, o ciêntista que faz as maquinetas malucas é sempre doido.  :-\

Enfim.... sleep

EDIT: oops , o botão de modificar não devia estar ao lado do de citar.  wacko Eu enganei-me no botão mas não modifiquei nada Wink
« Last Edit: September 20, 2007, 00:16:37 AM by RAz » Logged

angelassdinis
Gi
Engenharia Biomédica
The Special One

View Profile
« Reply #22 on: September 20, 2007, 00:41:00 AM »

"Os miúdos começam desde pequenos a ver que o professor mau é o de física e o de matemática nos morangos com açúcar. " ... é bem verdade... vejam lá se há algum prof de Ed Fisica mau!!! São sempre uns fixes, e eu no secundário tive uma prof mesmo má xD

Há um sorriso que nos salva do frio.
jnmamed
Engenharia Física
The Special One

View Profile
« Reply #23 on: September 20, 2007, 02:14:32 AM »

Epa kuanto a essas cenas dos morangos acho que tao a exagerar, pk a televisao nao anda propriamente a faxer lavagens cerebrais aos putos e duvido que exista algum tipo de conspiraçao contra a fisica....
Quanto aos prof de fisica e de mat serem os maus, eu tenho pior experiencia com os de portugues  dry até pk os de mat e fisico-quimica smp foram pexoas espetaculares e k sempre ajudaram os alunos....mas ixo tb se deve ao facto de todos os meus profs de fisica\quimica serem engenheiros  Grin loool
Mas agr comentando o resto acho que a fisica não é mt divulgada pk os professores insistem em dar enfase á quimica que é mt mais facil de explicar do que a fisica e as experienciazinhas que se faxem no secundario são mt mais "giras" na parte da quimica do que na fisica, daí dedicarem a maior parte do tempo, e atençao á quimica...tb axo que a fisica dada no 10º e 11º ano é mt simples em relaçao ao que se apanha no 12º, o que faz com que a maioria dos alunos perca a motivaçao e acabe por desistir da fisica devido ao grande "salto" a nivel dos conteudos leccionados...
Quanto á divulgaçao dos cursos acho que isso deveria tb ser feito plos profs de quimica e fisica logo no 10º, divulgarem os cursos existentes nestas areas era um grande passo para um maior numero candidatos a entrar...no meu caso foi uma prof que me falou do curso de engenharia fisica e das suas potencialidades..até ela m falar nk tinha ouvido falar do curso...
RAz
Administrator
The Special One

Rafael Jegundo

View Profile WWW
« Reply #24 on: September 20, 2007, 08:42:28 AM »

Epa kuanto a essas cenas dos morangos acho que tao a exagerar, pk a televisao nao anda propriamente a faxer lavagens cerebrais aos putos e duvido que exista algum tipo de conspiraçao contra a fisica....
Quanto aos prof de fisica e de mat serem os maus, eu tenho pior experiencia com os de portugues  dry até pk os de mat e fisico-quimica smp foram pexoas espetaculares e k sempre ajudaram os alunos....mas ixo tb se deve ao facto de todos os meus profs de fisica\quimica serem engenheiros  Grin loool
Mas agr comentando o resto acho que a fisica não é mt divulgada pk os professores insistem em dar enfase á quimica que é mt mais facil de explicar do que a fisica e as experienciazinhas que se faxem no secundario são mt mais "giras" na parte da quimica do que na fisica, daí dedicarem a maior parte do tempo, e atençao á quimica...tb axo que a fisica dada no 10º e 11º ano é mt simples em relaçao ao que se apanha no 12º, o que faz com que a maioria dos alunos perca a motivaçao e acabe por desistir da fisica devido ao grande "salto" a nivel dos conteudos leccionados...
Quanto á divulgaçao dos cursos acho que isso deveria tb ser feito plos profs de quimica e fisica logo no 10º, divulgarem os cursos existentes nestas areas era um grande passo para um maior numero candidatos a entrar...no meu caso foi uma prof que me falou do curso de engenharia fisica e das suas potencialidades..até ela m falar nk tinha ouvido falar do curso...

Não anda?  Huh?
Eu já nem posso ver desenhas animados Cheesy , parece que estão constantemente a insultar a inteligência das crianças. E a morangada tem muita influencia nos jovens, basta ver o reconhecimento que muitas marcas alcançaram à conta disso. Logo, se o prof de física é mau, a física também é, e entram na sala de aula já cheios de medo, mesmo antes de conhecerem o prof deles ou estudarem alguma coisa que seja.
"Os miúdos começam desde pequenos a ver que o professor mau é o de física e o de matemática nos morangos com açúcar. " ... é bem verdade... vejam lá se há algum prof de Ed Fisica mau!!! São sempre uns fixes, e eu no secundário tive uma prof mesmo má xD

Isto é lavagem cerebral.

Songoku, volta, estás perdoado!! Cheesy

pedro
Física
O Indivíduo

View Profile
« Reply #25 on: September 21, 2007, 15:10:11 PM »

o meu primo foi para o 3º ano e viu que iam falar de imanes e pêndulos. quando eu lhe disse que aquilo era física ele ficou todo aflito, porque ia dar física. tendo em conta que ele nunca teve contacto com a disciplina, esse preconceito tem de vir de algum lado. se é dos morangos ou não não sei, nunca vi. depois muitos pais que tiveram física enquanto alunos dizem aos filhos que era difícil, que não percebiam nada daquilo. os miúdos ficam logo a pensar que a física é uma coisa horrível e complicada, perdendo o interesse logo à partida.

além disso como os miúdos não sabem o básico de matemática, acabam por tirar más notas nas disciplinas onde esta é precisa (física claro está) e desmotivam. depois o ministério vê que as notas são más e o que faz é simplificar os programas, tirando oss temas em que os alunos tiram piores notas. os programas de física do 10º e 11º são uma porcaria. aquilo é mais decorar (quer dizer, meter nos programas da máquina) aplicações da física do que aprender física mesmo.

agora no porto os cursos de engª física, física e astronomia encheram, não sobraram vagas. só que o departamento de física da fcup publicita-se bem, além de ter um bom nível de ensino. o porto organiza escolas de verão de física e cursos muito interessantes para a ciência viva e isso atrai os poucos interessados que há em seguir carreiras nessas áreas. em coimbra os cursos andam sempre à volta da física de partículas, e as experiências acabam por ser aborrecidas e não me lembro de coimbra alguma vez ter organizado uma escola de verão.

P.s.: também é verdade que nesta zona 90% dos alunos do 1º agrupamento do secundário entra a querer ir para medicina, logo ficam poucos interessados em seguir estudos na área da física e da matemática.

Knowledge is Power
angelassdinis
Gi
Engenharia Biomédica
The Special One

View Profile
« Reply #26 on: September 21, 2007, 16:19:43 PM »

P.s.: também é verdade que nesta zona 90% dos alunos do 1º agrupamento do secundário entra a querer ir para medicina, logo ficam poucos interessados em seguir estudos na área da física e da matemática.

para medicina? que ideia Tongue

Há um sorriso que nos salva do frio.
jnmamed
Engenharia Física
The Special One

View Profile
« Reply #27 on: September 21, 2007, 16:48:07 PM »

O grande problema da medicina é o grande tabu que se gerou á volta da ordem dos medicos...
Cmo todos sabemos, para além da ordem dos advogados, é aquela que mais intervem nas decisoes tomadas pelo estado e que mais pressao exerce em todos os sectores administrativos do nosso país...e todos nós sabemos a falta que há de medicos...só isso faz com que os alunos queiram concorrer...para não falar do facto de grande parte dos pais quererem que os filhos vao para medicina e exerçam mt pressao sobre eles...
pedro
Física
O Indivíduo

View Profile
« Reply #28 on: September 21, 2007, 17:03:16 PM »

a mim perguntavam-me sempre porque é que eu não ia para médico. até que eu lhes disse que ia, mas que eles seriam os responsáveis pela minha frustração para o resto da vida... nunca mais perguntaram. remédio santo  Grin.

Knowledge is Power
jnmamed
Engenharia Física
The Special One

View Profile
« Reply #29 on: September 21, 2007, 17:05:16 PM »

Looooooooooooool
Vejo que o caloiro é astuto!!!Sim senhor!
Pages: 1 [2] 3 4 ... 7   Go Up
  Print  

Jump to: